quarta-feira, 3 de julho de 2019

Resenha - It, Stephen King



Publicado em 1986, "It" é mais uma das obras campeãs de venda do aclamado Stephen King. O livro, que teve sua primeira adaptação para o cinema em 1990, em breve lançará o capítulo 2 da mais recente sequência de filmes sobre a história, dirigida por Andy Muschietti. Apesar disso, não posso deixar de indicar a leitura dessa maravilhosa trama, que conta com 1102 páginas de uma escrita bem construída e envolvente.

Tudo começa quando uma série de eventos estranhos começa a ocorrer em Derry, Maine. Diversas crianças são brutalmente assassinadas, até que Bill, Beverly, Stan, Eddie, Ben, Mike e Richie se unem para descobrir quem está por trás disso. O que descobrem, no entanto, é que quem está causando tais atrocidades é, na realidade, Pennywise, um palhaço que se alimenta de medos alheios.

Embora o enredo pareça simples numa primeira perspectiva, King consegue contá-lo de maneira detalhada, de forma a inserir o leitor nela. Confesso que arrastei muito essa leitura, mas não por ser chata ou enrolada, e sim por que não queria que ela acabasse.

Por outro lado, há algumas crítica que devo pontuar. Claro que, como estou expressando o meu ponto de vista, são questões que, para mim, foram pequenos problemas, mas nada que reduza a magnitude do livro. São elas:

  • Os interlúdios são um tanto quanto desconexos ao restante da história. Sinceramente, apesar de serem legais, sinto que tudo fluiria perfeitamente bem sem eles;
  • Fiquei um pouco decepcionada nas últimas 100 páginas. Primeiramente, quando descobri a forma real da Coisa, sobre a qual foi criada uma enorme expectativa, mas não convenceu. Segundo, por um fato que ocorre entre os meninos e a Beverly, que não vou citar para não dar spoilers, mas quem leu, com certeza sabe do que estou falando. Li, em alguns lugares, que teve uma justificativa razoável para aquele ato, mas, relembrando, para mim, foi totalmente desnecessário.
Em suma, como qualquer coisa escrita e lida por seres humanos, há coisas que eu mudaria. Contudo, de maneira geral, amei ter lido cada página. Agora, me resta assistir os filmes (que eu prometi a mim mesma que só veria quando acabasse de ler!). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário